Incêndios florestais

Incêndios Florestais




O que são?

Os incêndios florestais são das catástrofes naturais mais graves em Portugal, porque acontecem muitas vezes no ano e também por terem efeitos destrutivos muito grandes. Para além dos prejuízos económicos e ambientais, podem constituir uma fonte de perigo para as populações e bens, pois podem estar perto de casas, cidades ou até aldeias. Os incêndios florestais são considerados catástrofes naturais,  porque a sua possibilidade de ocorrência e características de propagação dependem de factores naturais.
A propagação de um incêndio depende das condições meteorológicas: o vento intenso, a baixa humidade, as temperaturas elevadas e a ocorrência de trovoadas. Um incêndio pode propagar-se pela superfície do terreno, pelas copas das árvores e através da manta morta. Além dessas causas naturais são necessárias outras condições para que um incêndio florestal se propague:



      - Existência de combustíveis mortos com baixos níveis de humidade;
- Existência de uma fonte de ignição.


Causas : As causas dos incêndios florestais são das mais variadas. Têm, na sua grande maioria, origem humana, quer por negligência e acidente (queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados, linhas eléctricas).

Consequências : Para além da destruição da floresta os incêndios podem ser responsáveis por vários danos, como por exemplo : a morte e ferimentos nas pessoas e nos animais; destruição de bens; corte de vias de comunicação ; equilíbrio do meio natural ; proliferação e disseminação de pragas e doenças.
A intervenção humana pode desempenhar um papel decisivo na sua origem e na limitação do seu desenvolvimento, pois se não poluirmos e se tivermos mais cuidado pode ser que não ocorram tantos incêndios, porque a maior parte dos incêndios são causados pelo Homem.



Exemplo de uma imagem de um incêndio: